27 de abril de 2025

Um País sem rumo

 A prisão do ex-presidente Fernando Collor tumultua ainda mais o País, se não bastassem a polarização entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-presidente Jair Bolsonaro, o projeto de anistia dos acusados em golpe de Estado, a corrupção no INSS e muita coisa mais.

No caso da prisão do ex-presidente Fernando Collor, decretada pelo ministro Alexandre de Moraes, surpreende pelo tempo do julgamento do processo. São quase 30 anos para que o ex-presidente seja preso.

Quanto à polarização entre Lula e Bolsonaro, ela vai para as eleições presidenciais do ano que vem. Ninguém tem dúvida disso. Lula, com saúde fragilizada, é candidato a reeleição, enquanto Bolsonaro, doente, esta na UTI.

A corrupção no INSS, com desconto indevido de remuneração de aposentados e pensionistas, vai tirar o sono do presidente Lula. Mas não é só isso. O governo e a oposição não se entendem, agravando assim a crise política.  Fica até dìfìcìl fazer qualquer previsão sobre o futuro de nosso Pais, que está sem rumo.

14 de abril de 2025

Junta Médica para candidato

 Para assumir um cargo público, o servidor precisa passar por um exame médico ,revelando que está ´hábito para exercer a função publica.

Por que não exigir também para o candidato a vereador , prefeito,governador e presidente da Republica?

Temos várias exemplos em que o candidato entra na disputa eleitoral sem condições de saúde para exercer a sua atividade publica caso seja eleito.

O caso mais recente ocorreu com  Fuad Noman, com câncer, eleito prefeito de Belo Horizonte e que acabou falecendo. Se tivesse passado por uma Junta Médica, provavelmente, não seria candidato. Mas foi candidato pelo amor à cidade.

Existem inúmeros  casos de vereadores, prefeitos , governadores e presidente da República que dificilmente  passariam por uma Junta Médica para disputar as eleições.

É um assunto que precisa ser examinado com profundidade. Nem sempre o eleitor votaria no substituto do candidato falecido. Infelizmente, o assunto não está em discussão no Congresso Nacional.

11 de abril de 2025

Tarcísio de Freitas é o candidato


Apesar de estar em queda nas pesquisas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva trabalha intensamente para a sua reeleição no ano que vem. 

Tem tomado algumas medidas que poderão lhe dar votos. É o caso da antecipação do 13 salários  aos aposentados e pensionistas, a isenção do Imposto de Renda para quem ganha ate 5 mil reais, auxilio de pé de meia para professores e outras coisas mais.

Segundo pesquisa do Datafolha, a sua impopularidade parou de cair, mas ainda preocupa. Mas com o apoio de grande mídia, a tendência é que o presidente Lula melhore um pouco a sua popularidade.

Ainda não se sabe  quem será o candidato da direita que vai enfrentar o presidente Lula. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, já anunciou a sua candidatura. Mas ele não chega a preocupar o candidato do PT.

O provável concorrente de Lula é o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Este sim, é o mais bem avaliado. Só que ele continua dizendo que prefere a reeleição. Mas deve ser o candidato.

O ex-presidente Jair Bolsonaro, inelegível, ainda se julga  candidato. Mesmo fora da disputa, ele será peça importante no processo eleitoral.

A sucessão presidencial ainda está indefinida em termos de candidaturas.

Quanto à manifestação a favor da anistia, na avenida Paulista, dizem os bolsonaristas, foi um sucesso.  Mais de 45 mil pessoas estavam presentes. Mas a grande mídia não deu destaque ao evento.

REFORMA MINISTERIAL

Faltando menos de dois anos para o término do seu mandato, o presidenteLuiz Inácio Lula da Silva continua promovendo mudanças no seu ministério. É sinal de que a sua equipe não vai bem. E se não vai bem, o Pais também não vai bem.