6 de novembro de 2022

Pragmatismo dará maioria a Lula

 A pergunta que se faz hoje: o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva terá maioria no Congresso Nacional tendo em vista  o crescimento  parlamentar dos partidos afinados com o presidente Jair Bolsonaro?

Vai prevalecer o pragmatismo parlamentar. Consequentemente, o presidente eleito vai negociar com alguns desses partidos e formar uma maioria no Congresso Nacional. Ninguém tem dúvida disso.

Nos bastidores, já se fala num governo de coalizão, o que significa que o PT não terá predominância no governo.

 Lula não pretende interferir diretamente na eleição do Congresso Nacional. Mas a sua futura base de sustentação política trabalha pela reeleição de Rodrigo Pacheco como presidente do Senado.

Na Câmara dos Deputados, o atual presidente, Arthur Lyra, é candidato à reeleição e já deu sinais de que manterá um estreito diálogo com presidente Lula. O seu problema é o senador Renan Calheiros , seu principal adversário em Alagoas. Renan foi importante na eleição de Lula naquele Estado.

Só depois de formado o ministério é que se poderá dizer para onde irá o País, a partir de primeiro de janeiro de 2023. Até lá haverá muita especulação. Uma coisa é certa: o pragmatismo parlamentar dará maioria ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva no Congresso Nacional.

Nenhum comentário: