13 de março de 2024

Pacheco terá o apoio de Lula?

 O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, deve ser mesmo o candidato ao governo de Minas em  2026 com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e, obviamente com o respaldo do PT. Mas ele ainda não assumiu a condição de postulante. Ainda é muito cedo para se falar na sucessão estadual.

É bom lembrar que Rodrigo Pacheco foi eleito,  em sua maioria, pelo eleitor   conservador mineiro, derrotando o atual ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Foi um aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro e agora está de mãos dadas com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Por enquanto, ele ainda não tem concorrente. O governador Romeu Zema, não podendo disputar a reeleição, não abre o jogo, e deve disputar o Senado.

O PSDB, enfraquecido, só existe na figura do deputado Aécio Neves. Não tem candidato. O PT, por exigência de Lula, deve apoiar Rodrigo Pacheco.

Resta saber como vai se comportar o eleitorado mineiro, principalmente em relação ao atual presidente do Senado, que estava com Bolsonaro e agora com o presidente Lula. O PT enxerga Pacheco com absoluta confiança? Os arranjos partidários vão definir, efetivamente, os candidatos ao governo de Minas. Mas ainda é muito cedo.

Nenhum comentário: