28 de junho de 2011

Os grandes partidos estão rachados

Os grandes partidos como o PSDB, PMDB, PT e outros mais estão rachados. O racha no PSDB foi responsável pela derrota de José Serra na sucessão presidencial. O PT que estava unido para eleger Dilma Roussef está agora dividido na composição do novo governo.

O PMDB também está dividido entre o grupo mais influente junto ao governo e aqueles que se julgam marginalizados em termos de participação na atual administração.

Até mesmo o PV rachou com a disposição da ex-senadora Marina Silva de deixar o partido. O DEM ficou menor com a desfiliação do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, que está criando o PSD.
O PSB também tem problemas, já que o ex-ministro Ciro Gomes não está se entendendo bem com o governador pernambucano Eduardo Campos, que é o presidente do partido.

Mas não é apenas no plano nacional que os grandes partidos estão divididos. Aqui em Minas, o ex-governador Newton Cardoso está em pleno confronto com o presidente do PMDB, deputado Antônio Andrade. A bancada estadual não está unida. A maioria apoia o governador Antõnio Anastasia e outro grupo, tendo a frente Antônio Júlio está na oposição.

O PT continua dividido entre os grupos do ministro Fernando Pimentel e do ex-ministro Patrus Ananias. Apenas os tucanos dão mostra da unidade sob o comando do senador Aécio Neves.

Por aí se vê como é frágil o atual quadro partidário brasileiro. Só uma reforma política abrangente impondo regras rígidas em termos de convivência partidária poderá mudar o atual quadro. Não vai ser fácil.

Nenhum comentário: