19 de outubro de 2014

A base de Pimentel e a Mesa da Assembleia Legislativa

O resultado da eleição presidencial, com Aécio Neves eleito ou com Dilma Rousseff reeleita, terá reflexos na base de sustentação política do governador eleito Fernando Pimentel e na composição da futura Mesa da Assembleia Legislativa de Minas.

No caso de Aécio Neves ser eleito presidente, a base de Pimentel no Legislativo fica fragilizada. Terá que negociar com a oposição para aprovar as suas propostas. A eleição de Aécio mexe também na composição da Mesa do Legislativo.

O governador do Estado sempre teve influência quase decisiva na eleição da Mesa da Assembléia. Quem tiver o apoio do Palácio da Liberdade tem amplas possibilidades de ser eleito presidente da Casa. Mas no governo de Aureliano Chaves o presidente eleito foi o então deputado João Ferraz. O candidato derrotado, Dênio Moreira, era o preferido do governador.

Mas se Dilma Rousseff for reeleita, o governador eleito Fernando Pimentel não terá maiores problemas na Assembleia. Com certeza, ele conseguirá maioria para aprovar as suas propostas. Terá influência decisiva na eleição da Mesa da Casa.

E já há uma especulação de que a presidência ficaria com um representante do PMDB. Nomes em evidência: deputados Adalclever Lopes e Ivair Nogueira. A primeira secretaria seria destinada ao PT . Mas tudo vai depender de uma ampla negociação entre a base de Pimentel e a oposição.

O vice-governador Antônio Andrade está credenciado em nome de Pimentel para fazer as articulações políticas no Legislativo. Ele conhece bem a Casa já que ocupou a primeira secretaria, além de ter bom trânsito junto a parlamentares de vários partidos.

Nenhum comentário: