12 de novembro de 2016

Triste realidade

Triste realidade é a constatação de que o País está praticamente quebrado. Consequentemente, está faltando recursos para investir na saúde, educação e segurança, principalmente.

Triste realidade é saber que a recessão já colocou na rua 12 milhões de brasileiros desempregados.

Triste realidade foi o que anunciou um colunista da revista Veja dizendo que no ano passado a Justiça do Trabalho gastou 17 bilhões de reais para beneficiar trabalhadores no valor total de 8 bilhões. O mesmo colunista disse que o Supremo Tribunal Federal mantem 300 funcionários para cada ministro.

Triste realidade é o que está sendo anunciado; membros dos Três Poderes - Executivo, Legislativo e Judiciário - estão recebendo salários acima do teto constitucional. E bem mais acima.

Enquanto isso, servidores de vários Estados estão recebendo seus salários com atraso e parcelado. A situação mais grave é do Rio de Janeiro, onde o governador admite que o Estado está quase ingovernável.

Os municípios brasileiros, em sua grande maioria, estão sem recursos para realizar obras e pagar a seus servidores.

Essa farra com dinheiro público está difícil de acabar. O presidente Michel Temer está propondo um teto para as contas públicas, através de menda constitucional.

Mas algumas entidades estão contra alegando que a medida afeta programas sociais e outras coisas mais. Parece mais um movimento político.

Já o presidente do Senado, Renan Calheiros, tem uma proposta para colocar um basta  a todo servidor que estiver recebendo salário acima do teto. São medidas necessárias. Mas o difícil é transformá-las numa realidade. Infelizmente. É a trise realidade que estamos constatando.

Nenhum comentário: