24 de novembro de 2016

Prefeituras sem dinheiro até para abastecer ambulâncias

Incrível: algumas prefeituras mineiras não têm dinheiro até para abastecer ambulâncias. É a própria família do doente que abastece o veículo.

A situação é caótica porque a maioria das prefeituras não está pagando tembém  em dia os seus funcionários.

Segundo o presidente da Associação Mineira dos Municípios, Antônio Carlos Andrada, prefeito de Barbacena, o problema é que a receita vem caindo assustadoramente.

Ele disse que 51,56% das prefeituras terão dificuldades para quitar os débitos com a folha de pessoal em dezembro e o 13 salário, conforme pesquisa feita pelo Departamento de Economia da AMM

A mesma pesquisa mostra que aproximadamente  72,68% dos municípios mineiros pagaram, em anos anteriores, o 13 salário em uma única parcela, 16% de duas vezes, e 11,32 de formas diferentes.

Para as cidades que efeturam o pagamento em parcela única , 97,4% ainda nãop cumpriram com a obrigação.

Em relação aos municipios que ainda não quitaram os débitos, 4,64% esperam efetuar os pagamentos ainda este mês, 43,8% cumprirão com a folha de pagamento em dezembro, e 51% estão sem previsão orçamentária para honrar os compromissos.

Por aí se vê como é grave a situação financeira dos municípios  mineiros. Alguns prefeitos, principalmente aqueles que não foram reeleitos, estão vendo como solução a demissão de servidores. É simplesmente lamentável.

Nenhum comentário: