2 de outubro de 2022

Erraram nas pesquisas

Com 48,43% e Bolsonaro com 43,2%, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não conseguiu faturar a eleição no primeiro turno. Vai ter que enfrentar novamente o presidente Jair Bolsonaro no segundo turno. 

As pesquisas davam como certa a vitoria de Lula no primeiro turno. Mas a realidade foi outra e o segundo turno é nova eleição. Obviamente, Bolsonaro terá o apoio do governador Romeu Zema, que foi reeleito no primeiro  turno.

Por Minas Gerais, o  senador eleito é Cleitinho Azevedo, que teve o apoio de Bolsonaro. Vai trabalhar pela reeleição do atual presidente. Ele derrotou Alexandre Silveira, que foi apoiado pelo ex-presidente Lula e pelo ex-prefeito Alexandre Kalil.

As pesquisas falharam também em São Paulo, onde o candidato petista era o favorito. Haddad ficou em segundo turno. Vai enfrentar  o ex-ministro Tarcísio, que foi indicado pelo presidente Bolsonaro.

No Paraná, o ex-ministro Sergio Moro foi eleito senador. Outro que foi eleito: o atual vice-presidente Hamilton Mourão, pelo Rio Grande do Sul.

O ex-Coordenador do Lava Jato, Delton Dallagnol foi o deputado mais votado no Paraná. Outro vitorioso foi o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazzuello. Foi eleito deputado federal pelo Rio de Janeiro.

O próximo Congresso Nacional, portanto, será bem renovado. A eleição no segundo turno será no próximo dia 30.

 

Nenhum comentário: