8 de março de 2023

PT rachado enfraquece Lula

 O  racha no PT pode enfraquecer o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.  A divisão é por mais espaço no governo.  O mais exposto à críticas é o ministro Fernando Haddad, da Fazenda, que tem o respaldo do vice-presidente Geraldo Alckmin e da ministra Simone Tebel, do Planejamento.

 O outro grupo, o mais radical,  tem como expoente Aloizio Mercadante, presidente do BNDES, com o apoio da presidente do PT, Gleisi Hoffman, da ex-presidente Dilma Rousseff e outras lideranças petistas.

O presidente Lula acaba ficando em cima do muro. A sua maior preocupação é com a governabilidade. Foi pensando nela que o presidente manteve Juscelino Filho no cargo de ministro das Comunicações, que é acusado de usar avião da FAB para tratar de assuntos particulares.

Quem pediu o seu afastamento foi a presidente nacional do PT. Só que o presidente Lula decidiu mantê-lo no cargo. Gleisi saiu enfraquecida.

Mas não fica só nisso. Gleisi Hoffman estaria em conflito com a mulher de Lula, Janja Lula da Silva. Mais por ciumeira. Janja não participou da festa de aniversário do PT, assunto muito comentado nos meios políticos.

Por aí se vê que as dificuldades do presidente Lula não estão restritas apenas aos partidos de oposição. Ele enfrenta problemas dentro do seu próprio partido.

Nenhum comentário: