12 de maio de 2024

Lula e Pacheco: desconfiança mútua?

 O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, do PSD, é tido como candidato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao governo de Minas nas eleições de 2026. E uma das razões, o partido de Lula, o PT, não tem candidato com densidade eleitoral para entrar na disputa.

Resta saber se Lula e Pacheco estão bem sintonizados políticamente. O presidente do Senado fez duras críticas ao governo ao ajuizar uma ação no Supremo Tribunal Federal contra a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia, contrariando assim decisão do Congresso Nacional, que havia prorrrogado por mais quatro anos a referida desoneração..

O governo, agora, tenta uma aproximação com Rodrigo Pacheco, através de uma negociação com o ministro Haddad.

Em política, tudo é possível. Mas é bom esclarecer que a ferida entre Lula e Pacheco ainda não foi cicatrizada. A desconfiança, ao que parece, é mútua.

Há um outro detalhe: Rodrigo Pacheco se elegeu senador. em sua maioria, por um eleitorado conservador de Minas Gerais. Foi apoiado pelo então presidente Jair Bolsonaro para presidir o Senado e foi reeleito com o aval do presidente Lula.

Portanto, a desconfiança entre Lula e Pacheco é mútua. E como vai se comportar o eleitorado mineiro? Por enquanto, o eleitor está perplexo.

Nenhum comentário: