Desde a ´posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, há quase dois anos, que se fala na prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro. No rito constitucional, é um longo processo.
Bolsonaro, no momento, é indiciado de ser o mentor do golpe de 8 de janeiro. É acusado também de fraudar cartão de vacina, recebimento de joias e outras coisas mais.
Mas é bom lembrar que o ex-presidente ainda não é réu. Consequentemente, o seu processo é muito longo. Juridicamente, está inelegível, por decisão do Tribunal Superior Eleitoral. Não poderá, portanto, disputar a presidência da Republica em 2026. É um fato concreto, a não ser que venha a anistia. Mas está, naturalmente, vai cair no STF em caso de recurso.
A situação do ex-presidente é muito complicada, na avaliação da grande mídia. Só se fala no indiciamento do Bolsonaro. .
É claro que todo esse processo desgasta o ex-presidente, abrindo assim caminhos para a sua prisão. Resta saber quem irá mandar Bolsonaro para a cadeia. O ministro Alexandre de Morais ou o procurador-geral da República? E qual será a reação dos seus aliados e da opinião pública? Ninguém sabe.
Uma pesquisa do Paraná Pesquisa mostra Bolsonaro na frente de Lula, caso a eleição presidencial fosse hoje. Por aí se vê que não vai ser fácil prender o ex-presidente.