O Brasil está cheio de privilégios em quase todos os setores. O super-salários é um deles, principalmente no Judiciário, Legislativo e Ministério Público. O Executivo, que paga mal a seus servidores, abastece com recursos os demais poderes.
Mas não fica só nisso. Mais de 71% dos juizes no Pais recebem salários acima do teto constitucional, que é de 39.293 reais ,segundo pesquisa feita pela Frente Parlamentar da Reforma Administrativa.
É preciso acabar também com os penduricalhos nos Três Poderes. Uma ampla reforma administrativa seria o ideal, mas ela dificilmente será feita. O maior obstáculo é o corporativismo.
Outro grande problema é a burocracia alimentando a corrupção. O País, infelizmente não tem avançado em termos de aprimoramento de suas instituições.
Desde 1964, no governo de Castelo Branco, falava-se na paridade salarial de servidores dos Três Poderes. O que se observa no momento é a disparidade salarial entre funcionários do Executivo, Legislativo e Judiciário, com a criação de penduricalhos.
No passado, o cargo de vereador não era remunerado. Agora é. Poucas são as pessoas que disputam uma eleição por idealismo. Muitos estão à procura de um bom emprego. Por isso mesmo entra na disputa eleitoral. Até quando vai perdurar essa anomalia que já se tornou crônica. Ninguém sabe. Infelizmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário