O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é a única opção do PT e dos demais partidos de esquerda para a eleição presidencial de 2026. Não há outro nome em condições de vitoria por falta de liderança. Lula é o único.
Os partidos de esquerda, principalmente o PT, não formaram novas lideranças. O presidente Lula nem se interessou. Obviamente, não queria uma renovação para não atrapalhar o seu projeto político.
Até mesmo a sua possível reeleição em 2026 corre risco. Vai depender muito do desempenho do seu governo. Neste momento passa por dificuldades. O cenário político não é muito favorável a sua administração.
É possível que Lula esteja jogando numa divisão da oposição. O racha na direita já existe. Mas os partidos de centro são mais pragmáticos, calculistas. E eles são maioria no Congresso Nacional.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, surge como principal candidato em 2026, já que o ex-presidente Jair Bolsonaro está inelegível.
Só que o governador de São Paulo fala em reeleição. Mas pode mudar o seu posicionamento e entrar na disputa. É o único capaz de enfrentar o presidente Lula. Existem outros nomes. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado é um deles.
O fato é que até a data da eleição muita coisa deverá ocorrer, porque a política é muito dinâmica. Nada está definido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário