26 de dezembro de 2006

Um secretariado engajado em 2010

Continuismo ou continuidade? Essa é a indagação que se faz em relação ao novo secretariado do governador de Minas, AécioNeves. Nem continuismo nem continuidade. É um secretariado que está sendo constituido para dar respaldo político à eleição do governador Aécio Neves à presidência da República. Portanto, um secretariado comprometido com 2010. O governador, naturalmente, vai dizer que não. Mas é uma equipe de auxiliares que tem a cara do governo em termos de estratégia política para se chegar à presidência da República. A caminhada será muito longa e o governador terá que remover muitos obstáculos de ordem partidária. O maior deles está no seu próprio partido, o PSDB, já que o governador de São Paulo, José Serra, postula também a chefia do governo. A disputa racha a legenda, como rachou nesta última sucessão presidencial.
Em Minas, o governador Aécio Neves, partidariamente, está forte. Tem o apoio e o controle dos principais partidos, mas o mesmo não se poderá dizer no plano nacional. Partidos como PMDB, PSDB, PFL, entre outros, estão cheio de caciques. Aécio não pode ~é repetir Itamar Franco, que tinha voto para se eleger senador, mas não teve a legenda para entrar na disputa. O problema do governo é este: ter uma legenda que lhe garanta disputar a presidência da República.

PRIMEIRO MINISTRO
O vice-governador Antônio Anastasia não participa do secretariado, Mas ele será o coordenador da ações do governo. Em outras palavras, será o primeiro ministro, aquele que manda na administração e nada é decidido sem a sua aprovação. Já a parte política ficará por conta do governador. Deve visitar as principais lideranças políticas de outros Estados.
O PMDB ficou de fora e a tendência é o partido criar algumas dificuldades para o governador na Assembléia Legislativa.fortalecendo assim a oposição.Mas é bom esclarecer que o presidente do partido, deputado Fernando Diniz, vai se encontrar no próximo dia 3 com o governo. Ele defende um entendimento com o Palácio da Liberdade. A nomeação do deputado Custódio Mattos para o secretariado coloca na Cämara dos Deputados o suplente Jairo Athayde, do PFL,ex-prefeito de Montes Claros. Quem não gostou foi o deputado petebista Arlen Santiago, que é um ferrenho adversário do ex-prefeito. O fato é que não houve muita supresa na formação do novo secretariado, a não ser o fato de que todos vão trabalhar para que Aécio chegue ao Palácio do Planalto em 2010.

Nenhum comentário: