9 de janeiro de 2007

Orçamento privilegiado?

Deputados dos diversos partidos estão preocupados com o crescimento do orçamento do Judiciário, do Ministério Público e do Tribunal de Contas no primeiro mandato do governador Aécio Neves. Segundo o deputado peemedebista Sávio Souza Cruz, que foi secretário de Recursos Humanos no governo de Itamar Franco, de 2003 a 2007 o orçamento do Estado cresceu 58%. A Assembléia Legislastiva não passou de 35%, enquanto o Judiciário, o Ministério Público e o Tribunal de Cotas tiveram um crescimeto de 90%. A Defensoria Pública ainda foi maior: 200%. Sávio lembrou que em 2003 o orçamento do MP era inferior ao do Legislativo Mineiro em torno de R$ 40 milhões. Hoje o MP está bem acima da Assembléia em quase R$ 130 milhões. Na sua opinião, há necessidade de uma correção orçamentária a fim de estabelecer o equilíbrio entre os Poderes, sem privilegiar nenhum deles.


WALFRIDO
Já foi dito neste blog que o ministro Walfrido Mares Guias, de Turismo, não permanecerá no PTB se o presidente nacional da legenda, Roberto Jefferson, continuar no cargo. O problema todo é que ninguém quer peitar Roberto Jefferson. Tem medo dele. Walfrido, afinado com o governo do presidente Lula, vai ter que deixar mesmo o PTB.

PMDB NA OPOSIÇÃO

O governador Aécio Neves, gradativamente, vai empurrando o PMDB para a oposição a seu governo. Resta saber será uma boa estratégia para que aspira concorrer ä presidência da República em 2010. O PMDB pode até não somar, mas atrapalha.

CEMIG

A permanência de Djalma Moraes na presidência da Cemig entrou na cota do ex-presidente Itamar Franco? Tudo indica que sim, porque, politicamente, Djalma Moraes não tem, provavelmente, respaldo partidario.

Nenhum comentário: