29 de janeiro de 2007

O PAC servirá de teste

Os ministros da área econômica garantem que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) não sofrerá mudanças. Mas vai sofrer sim por pressão dos governadores e de parlamentares da base do governo. A reunião do presidente Lula com os governadores já é uma sinalização para alterar a proposta do Executivo. O PAC vem sofrendo restrições também por parte de setores do empresariado brasileiro. Os governadores não admitem perder receita, enquanto os empresários querem a reducão da carga tributária. Por isso mesmo, o presidente Lula vai concordar com algumas mudanças.O importante é que pela primeira vez se discute sobre crescimento. As mudanças deverão ocorrer através de emendas a serem apresentadas ao projeto no Congresso Nacional. O PAC, por isso, servirá de teste para o governo.

SEGUNDO TURNO

Tudo indica que a eleição para presidente da Câmara dos Deputados será decidida no segundo turno, entre o petista Arlindo Chinaglia e o comunista Aldo Rebelo. O favorito é o candidato petista. O tucano Gustavo Cruet não chegaria ao segundo turno.

DIRCEU

Já tem deputado petista defendendo à apresentação de projeto propondo anistia para o ex-deputado José Dirceu. Mas isso não deverá ocorrer agora.Vai depender do momento político e do respaldo do presidente Lula.

INDENIZAÇÃO

o PRTB estabeleceu em seu estatuto uma indenização para quem for eleito pelo partido e filiar-se a uma outra legenda. O valor da indenização corresponde a 10% do salário do parlamentar.
Em 2002, o PRTB elegeu dois deputados estaduais, Gustavo Valadares e Paulo Cesar, que depois foram para o PFL.

Nenhum comentário: