12 de fevereiro de 2007

O racha na base é pelos cargos

Os principais partidos da base do governo do presidente Luis Inácio Lula Silva, PT e PMDB, estão rachados pelos cargos. No PT, é até natural. Os seus integrantes vivem em conflito permenente desde que passaram a ser governo. A briga maior agora é entre o grupo do ex-ministro José Dirceu e o atual ministro Tarso Genro, que defende uma mundança profunda no partido. Já o presidente Lula prefere não se envolver muito nessa briga. É possível até que estimule esse conflito para ter o controle da legenda. O PT não admite perder espaço no governo.
Já o PMDB, que faz parte da base do governo, também está dividido. O grupo originariamente governista sob o comando dos senadores Renan Calheiros, José Sarney, entre outros, deseja ampliar o seu espaço no governo aproveitando que o partido agora dá apoio institucional ao governo. So que o grupo comandado pelo presidente da legenda, Michel Temer, quer também participar das decisões do governo. Evidentemente, com um ou dois ministérios. Com esses conflitos na base do governo, o presidente Lula não tem outra alternativa senão atrasar ainda mais a reforma ministerial. E não vai ter problema, porque a oposião está rachada também. Não por cargos. Mas por falta de identidade perdida nas últimas eleições. Os demais partidos estão na mesma situação. O PFL vai até mudar de nome. Passará a ser Partido Democratico.Por aí se vê que o atual quadro partidário brasileiro está deteriorado. Só uma reforma política poderá reverter o atual quadro partidário.


PENIDO

Tudo indica que o deputado federal Vitor Penido será colocado para escanteio na sua postulação de comandar o PFL mineiro. É que a cúpula nacional da legenda decidiu que o partido terá outro nome, Partido Democrático e a sua Comissão Provisória, a ser constituida depois de 28 de março, será presidida pelo deputado federal Carlos Melles. A mudança de PFL para PD depende do refendo da convenção extraordinária que será realizada no dia 28 de março. O presidente do PFL mineiro, senador Eliseu Resende, realizou uma reunião sobre a mudança de nome da legenda.

WALFRIDO

O deputado Arlen Santiago, doPTB, garante que o desejo do ministro Walfrido Mares Guia, de Turismo, é concorrer ao governo de Minas em 2010 e não ä sucessão do prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel.

Nenhum comentário: