6 de dezembro de 2007

Patrus não sabe qual será o seu destino

O ministro Patrus Ananias ainda não sabe se será empurrado à concorrer à prefeitura de Belo Horizonte nas eleições do ano que vem, se disputa o governo de Minas em 2010 ou se dá um salto maior entrando na corrida presidencial

Essas três opções, evidentemente, não dependem do ministro. Vai depender do presidente Lula, do PT, dos partidos aliados e do prefeito Fernando Pimentel. O desejo de Patrus é ser governador de Minas. O seu problema é o Pimentel, que tem a mesma postulação. A prefeitura de Belo Horizonte não passa pela cabeça de Patrus. Já foi prefeito e agora quer dar um salto maior. A presidência da República é mais difícil. É um jogo pesado.Envolve o presidente Lula, o PT e os partidos aliados.

No caso da sucessão presidencial, Lula tem declarado que o seu candidato sairá dos partidos alia dos e não necessariamente do PT. Ele tem suas razões. Não quer uma sobra dentro do partido que possa complicar a sua volta ao Planalto em 2014. Age, portanto, pragmaticamente. É um verdadeiro jogo de xadrez, em se tratando de poder.

Nenhum comentário: