3 de dezembro de 2007

Um fim de semana ruim para Lula?

Foi um fim de semana ruim para o presidente Lula. O seu amigo venezuelano Hugo Chávez perdeu o referendo sobre a reforma constitucional, o seu Corinthians foi rabaixado à segunda divisão e uma pesquisa nacional mostrou que 65% da população rejeitam o terceiro mandato.
Com relação ao referendo da Venezuela, o seu resultado terá reflexos nos paises da América Latina. Ninguém tem dúvida disso. É um basta ao continuismo defendido por chefes de estado que têm como bandeira o populismo para a perpetuação no poder.
No caso do Brasil, o presidente Lula já se manifestou contrário a uma reforma constitucional que lhe permita o terceiro mandato. Mas essa proposta tem defensores dentro do próprio governo. Ela,no entanto, fica enfraquecida com o resultado da pesquisa e do referendo da Venezuela.
A preocupação do presidente Lula, neste momento, deve ser com a aprovação da CPMF que poderá ocorrer ainda esta semana. A renuncia de Renan Calheiros à presidência do Senado é um problema a menos para o presidente Lula.
Outro fato importante é a eleição do novo presidente nacional do PT. O presidente Lula continuará tendo o controle do seu partido.
Espera-se que esta semana seja melhor para o presidente Lula.

Nenhum comentário: