10 de janeiro de 2010

As duas vagas do Senado

Na disputa pelas duas vagas do Senado, pelo menos uma delas já tem dono: é o governador Aécio Neves. A outra pode ser do vice-presidente José Alencar dependendo do seu estado de saúde. Mas tudo indica que ele não entra na disputa. Neste caso, a vaga poderia ser destinada a um representante do PT, o ministroPatrus Ananias ou o ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel.

Mas é bom que se diga que a disputa pelo Senado está presa à sucessão presidencial e ao governo de Minas. Se o ministro Hélio Costa não for o vice da Dilma Rousseff ou deixar de disputar o governo do Estado, ele tentaria a reeleição ao Senado.

O PMDB mineiro quer Hélio Costa concorrendo ao governo do Estado. Alguns de seus representantes como o deputado Ivair Nogueira chegam a dizer que a indicação de Costa como vice da Dilma é golpe do PT, para permitir que o Partido dos Trabalhadores tenha candidato próprio à sucessão do governador Aécio Neves.

O atual senador Eduardo Azeredo não vai disputar a reeleição. Ele deve concorrer à Câmara dos Deputados. Por aí se vê que a disputa do Senado ainda está indefinida.

Nenhum comentário: