6 de janeiro de 2010

Lula não leva todo o PMDB

Há uma tendência majoritária dentro do PMDB para que o partido formalize, em nível nacional, uma aliança com o PT para apoiar a candidata Dilma Rousseff à presidência da República.

Mas há também uma desconfiança muito forte entre peemedebistas em relação ao projeto político-eleitoral do governo, principalmente depois que o presidente Lula sugeriu que o PMDB apresentasse uma lista tríplice para a indicação do vice da Dilma Rousseff.

A reação da cúpula do PMDB foi muito forte e o governo acabou recuando. Aparentemente, o problema foi superado. Mas ele ainda existe, porque nem o PMDB confia no governo, nem governo confia no PMDB. A desconfiança, portanto, é mútua.

Alem disso, o governo não leva todo o PMDB para apoiar a Dilma Rousseff. Em Estados importantes como São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Pernambuco, entre outros, os peemedebistas preferem apoiar o candidato tucano José Serra.

As dificuldades para a formalização de uma aliança PMDB-PT ainda são muito grandes, porque pesam também os problemas regionais na disputa pelos governos estaduais entre os dois partidos. Minas está nessa situação onde existem três candidatos da base do governo: o peemedebista Hélio Costa e os petistas Patrus Ananias e Fernando Pimentel.

Nenhum comentário: