31 de março de 2010

Desincompatibilização não altera o quadro sucessório

Com a desincompatibilização de ministros e de governadores, o quadro sucessório presidencial e mineiro não muda muito. Algumas decisões já foram tomadas.

O governador de São Paulo, José Serra, por exemplo, saiu do imobilismo para anunciar que vai entrar na disputa presidencial. A oficialização de sua candidatura será no próximo dia 10.

Já a ministra Dilma Rousseff deixa a Casa Civil e vai ficar colada na popularidade do presidente Lula.

E o governador Aécio Neves? Com um alto índice de popularidade, ele se afasta do governo para disputar o Senado com cadeira assegurada. Mas ainda pode ser o vice de José Serra, segundo admitem alguns petistas.

Já Hélio Costa deixa o ministério das Comunicações para concorrer ao governo de Minas. O PMDB não tem dúvida de que Costa será o candidato da base do governo do presidente Lula.

Vão para o sacrifício os petistas Patrus Ananias e Fernando Pimentel,que também postulam o governo de Minas, porque a prioridade de Lula é a eleição de Dilma Rousseff através de uma aliaça formal PMDB-PT.

As candidaturas postas vão, a partir de agora, buscar apoio de outros partidos. Já estão fechados com Serra o seu partido, o PSDB,o DEM e o PPS. Já a ministra Dilma Rousseff, oficialmente, só tem o apoio do seu partido, o PT. Mas a tendência é ter o apoio do PMDB, PSB, entre outros.

Nenhum comentário: