8 de junho de 2010

Hélio Costa sem surpresa

Não houve surpresa na indicação do peemedebista Hélio Costa como candidato da base dos partidos que apoiam o presidente Lula ao governo de Minas. Já era esperado porque o presidente Lula priorizou uma aliança nacional entre o PMDB e PT para eleger a presidenciável Dilma Rousseff. Consequente, teria que sacrificar alguns petistas que postulavam o governo nos Estados.

Em Minas, os sacrificados foram o ex-prefeito Fernando Pimentel e o ex-ministro Patrus Ananias, já que o peemedebista Hélio Costa sempre esteve na frente nas pesquisas como candidato ao governo do Estado.

O PT mineiro ainda tentou insistir na candidatura de Pimentel, com base no resultado das prévias do partido. Mas a decisão final veio de Brasília, da cúpula nacional dos dois partidos, PMDB e PT, indicando como candidato Hélio Costa.

Não deixa de ser uma agressão às bases do partido em Minas. Afinal, os dois grupos do PT, do Patrus e do Pimentel, queriam candidatura própria ao governo do Estado.

Fernando Pimentel agora é candidato ao Senado e Patrus pode ser o vice de Hélio Costa. Esse é o desejo da cúpula dos dois partidos. Sem uma liderança forte do PT como vice, o candidato peemedebista terá dificuldades em obter os votos dos petistas mineiros.

Tudo que publicamos nesta coluna sobre a sucessão mineira está sendo confirmado agora.

Nenhum comentário: