2 de novembro de 2010

Ministério de Dilma é só especulação

Apenas o ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, aparece nas especulações como o único mineiro que poderá ocupar a ministério da presidente eleita Dilma Rousseff.

Mas Pimentel enfrenta resistência por parte do grupo do PT de São Paulo, aquele mesmo grupo que tentou afastar o ex-prefeito da coordenação política da candidata Dilma Rousseff.

Pimentel ficou um pouco enfraquecido politicamente por causa de sua derrota para o Senado. Mas é um político da absoluta confiança da presidente eleita. Terá missão importante no próximo governo.

Nas especulações, surgem como prováveis ministros Antônio Palocci, o atual ministro Guido Mantega, o ministro Paulo Bernardo e Sérgio Gabriell, presidente da Petrobrás, entre outros.

Mas ninguém tem dúvida de que o presidente Lula vai influir decisivamente na formação do ministério de Dilma Rousseff. Os atritos serão inevitáveis. O PMDB vai querer mais espaço no governo e o PT quer tirar um pouco o poder dos peemedebistas.

Já houve um atrito na formação da comissão de transição. O PMDB estava fora, reagiu e a presidente eleita acabou indicado o seu vice, Michel Temer, para ser um dos coordenadores políticos da comissão.

Nenhum comentário: