31 de outubro de 2010

A briga agora é pela formação da equipe de governo

Dilma Rousseff é a sucessora do presidente Lula. Ganhou do Serra em Minas, mas perdeu em Belo Horizonte.

A briga agora é pela formação da equipe de governo. O presidente Lula vai querer influir decisivamente na constituição do novo ministério. Mas não será uma influência absoluta. E é ai que podem surgir os primeiros atritos.

Outro detalhe é se o presidente Lula está preparado para absorver a perda do poder. É poossível que sim. Mas não será o mesmo. Perde força.


O ex-governador Aécio Neves e o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel entraram em conflito na hora na formação do secretariado do prefeito Márcio Lacerda. E tudo por causa da secretaria de Saúde.


No plano federal, a briga será maior, porque o PMDB quer uma grande fatia no ministério, o mesmo ocorrendo com os demais partidos que apoiaram Dilma Rousseff.

Resta saber se Minas estará presente no ministério do governo de Dilma Rousseff. Tudo indica que sim. Pelo menos um nome é falado: o ex-prefeito Fernando Pimentel. Ele goza da intimidade da presidente eleita com quem conviveu na prisão.

O problema todo é que Pimentel saiu um pouco enfraquecido politicamente por causa de sua derrota para o Senado. É da tradição da política brasileira o político derrotado não ocupar cargo no primeiro escalão de governo.

Mas ninguém tem dúvida de que Pimentel terá missão importante no governo de Dilma. É só esperar.

Nenhum comentário: