5 de outubro de 2010

O destino dos derrotados em Minas

Num eventual governo de Dilma Rousseff, qual seria o destino de Hélio Costa, Patrus Ananias e Fernando Pimentel, candidatos derrotados em Minas?

Se prevalecer a tradição da política nacional de que candidato derrotado não deve ocupar cargo no primeiro escalão de governo, Hélio Costa, derrotado para o governo de Minas, dificilmente seria convocado para participar do ministério.

Na mesma situação está o ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, que não conseguiu se eleger senador, apesar de ser muito ligado à candidata Dilma Rousseff. Mas não ficaria de fora do governo.

Eleita presidente, Dilma Rousseff convocaria Pimentel para um importante cargo do segundo escalão.

Já Patrus Ananias, que foi o vice de Hélio Costa, é cogitado para o Supremo Tribunal Federal. A sua nomeação ainda se daria no governo do presidente Lula.

Em relação ao governo de Antônio Anastasia, ele não deverá recrutar para o secretariado candidatos derrotados, que, no entanto, poderão ser aproveitados no segundo escalão.

Anastasia vai governador com as forças políticas que estiveram ao seu lado. Alguns dos atuais secretários poderão ser aproveitados. Mas as definições deverão ocorrer em janeiro.

Nenhum comentário: