7 de outubro de 2010

Mobilização ou desmobilização?

Havia uma expectativa de que a candidata petista Dilma Rousseff ganharia a eleição no primeiro turno. Alguns institutos de pesquisas mostraram isso.

Com a eleição indo para o segundo turno, é natural que a campanha agora tome novos rumos. Os tucanos estão mais animados, enquanto do lado da petista Dilma Rousseff o que se observa é certa frustração pelo fato de não ter faturado a eleição no primeiro turno.

O que se indaga agora é se haverá uma mobilização maior por parte dos dois candidatos. Com alguns governadores já eleitos e reeleitos no primeiro turno, incluindo os senadores e deputados federais e estaduais, é até natural que a mobilização não seja total.

Os eleitos priorizaram no primeiro turno a eleição de cada um deles, muitos até usando o nome do presidente Lula e do governador Aécio Neves para conquistar a vitoria.

Agora, no segundo turno, a história é bem diferente. Com a eleição já assegurada, os parlamentares não vão se empenhar com o mesmo vigor para eleger os seus candidatos à presidência da República, já que o ojbjetivo maior já foi alcançado, ou seja, a eleição de cada um deles. Muitos vão preferir agora comemorar a vitória não em seus redutos eleitorais, mas, provavelmente, numa praia ou viajando para o exterior.

A desmobilização maior pode ocorrer por parte da candidata petista Dilma Rousseff pela frustração de não ter conseguido a eleição no primeiro turno.

A indicação do deputado Ciro Gomes como coordenador da candidata petista pode representar uma força desagregadora junto às forças políticas que apoiam Dilma Rousseff. Polêmico e radical, Ciro não combina com a nova estratégia da campanha da candidata do PT de "paz e amor".

Nenhum comentário: