29 de dezembro de 2010

Um secretariado eminentemente político

O novo secretariado do governador Antônio Anastasia, anunciado nesta quarta-feira, tem predominância política. Afinal, são sete deputados estaduais e quatro federais que ocuparão o primeiro escalão do governo.

É um fato inédico. Os governos anteriores, de um modo geral, recrutavam no máximo três deputados estaduais e dois federais.

Mas os compromissos de Anastasia eram maiores. Teriam que contemplar todos os partidos que apoiaram a sua reeleição.

Vamos aos estaduais que foram convocados:Elmiro Nascimento para a Agricultura; Defesa Social, Lafayete Andrada; Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas, Gil Pereira; Desenvolvimento Social, Wagner Borges; Esporte e da Juventude, Bráulio Braz; Trabalho, Carlos Pimenta; e Turismo, Agostinho Patrus.

Federais convocados: Ciência e Tecnolgia, Nárcio Rodrigues;Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Bilac Pinto; Trasportes e Obras Públicas, Carlos Melles; e de Gestão Metropolitana, Alexandre Silveira.

Não causou nenhuma surpresa a manutenção do presidente da Cemig, Dilma Morais. Ele ocupa o cargo a quase 12 anos e tem como seu padrinho principal o senador eleito Itamar Franco. Com isso, a presidência da Cemig está se transformando num cargo vitalício. A renovação iria oxigenar a empresa.

Nenhum comentário: