27 de março de 2011

Reforma política é só mesmo no discurso

Reforma política é só mesmo no discurso. Nada de concreto. O então presidente Fernando Henrique Cardoso chegou a priorizá-la. Mas ficou só no discurso. O ex-presidente Lula também a priorizou e ficou como está. E por qual razão a reforma não sai? Não sai porque nenhum senador ou deputado vai querer uma reforma que possa lhe tirar votos na próxima eleição.

E sem consenso a reforma não passa no Congresso Nacional. Mas ela é necessária para acabar com os privilégios e vicios da atual legislação. Não se concebe, por exemplo, o presidente da República, governadores e prefeitos disputarem a reeleição sem se afastar do cargo, enquanto ministros e secretários de Estado, servidores públicos precisam desincompatibilizar-se para entrar numa disputa eleitoral.

Não é justo também senadores e deputados usando da estrutura de seus gabinetes no processo eleitoral, enquanto o cidadão comum terá que usar de recursos próprios para concorrer a uma eleição.

A disputa fica muito desigual. Mas infelizmente, nada vai mudar. O que poderá ocorrer são pequenas mudanças na legislação eleitoral e nada mais.

Nenhum comentário: