28 de março de 2011

A sucessão de Anastasia

A sucessão do governador Antônio Anastasia ainda está muito longe. Faltam ainda quase quatro anos de governo. Nem o segundo escalão está constituido. Mas na área política há muita especulação sobre o futuro governo. O governador Antônio Anastasia não pode disputar a reeleição.

O seu objetivo é fazer o seu sucessor e dá sustenção política a uma eventual candidatura de Aécio Neves à presidência da República em 2014. O nome que surge como provável candidato ao governo de Minas é o vice-governador Alberto Pinto Coelho, que é bem aceito pela base política do governador. Mas Aécio Neves pode também ser candidato se for inviabilizada a sua candidatura à sucessão de Dilma Rousseff.


Fora da base do governo, o candidato mais forte é o atual ministro Fernando Pimentel, do PT, que tem problemas com o seu próprio partido. O ex-ministro Patrus Ananias divide com Fernando Pimentel a liderança do Partido dos Trabalhadores em Minas. Não vai ser fácil a união dos dois na sucessão estadual. Esse é, no momento ,o quadro sucessório mineiro.

Nenhum comentário: