2 de agosto de 2011

Os desafios da presidente no Congresso Nacional

Além dos problemas com a sua base de sustentação política por causa das demissões na área dos Ministérios dos Transportes e da Agricultura, a presidente Dilma Rousseff terá vários desafios no Congresso Nacional. E não são poucos.

O primeiro deles é a votação da emenda constitucional 29 que fixa os percentuais de investimento de União, estados e municípios em saúde. O governo teme que a participação da União passe de 7% da receita bruta para 10%.

Outra preocupação do governo é com o projeto que estabelece um piso naconal provisório para policiais civis, policiais militares e bombeiros. Se for aprovado o projeto, o rombo nas contas dos Estados ficará entre R$ 30 e R$ 50 bilhões.

Está também em tramitação no Legislastivo um projeto de lei propondo um reajuste salarial de 14,79 para os ministros do Supremo Tribunal Federal. O Orçamento prevê apenas um aumento de 5,2%.

Está também para ser votado no Senado o projeto que trata do Código Florestal. O governo quer reveter a derrota na Câmara,que aprovou emenda anistiando agricultores que devastaram áreas de proteção ambiental.

Outro problema é a CPI dos Transportes que a oposição pretende criar.Por aí se vê que a presidente Dilma terá muitos desafios no Congresso Nacional.

Nenhum comentário: