17 de julho de 2012

Kassab foi uma invenção de José Serra

Politicamente, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, foi uma invenção do tucano José Serra. Por isso mesmo, Kassab está a serviço do ex-governador de São Paulo.

A criação do PSD, pelo atual prefeito, foi uma inspiração de José Serra. Nínguém tem dúvida disso.

Só que Kassab, politicamente, não é do ramo. Admitiu apoiar o candidato petista Fernando Haddad à sua sucessão. Depois recuou para apoiar o seu padrinho José Serra.  Está apoiando também a presidente Dilma Rousseff.

No caso da criação do PSD nos Estados, Kassab demonstrou que realmente não é do ramo. Ele não tem o controle do partido.

O melhor exemplo é Minas Gerais. Quem tem o controle é o senador Aécio Neves, que tratou de colocar no novo partido pessoas de sua absoluta confiança, como é o caso dos deputados Alexandre Silveira, Gustavo Valadares, entre outros.

Prova que não tem o controle foi a decisão do partido em apoiar a reeleição do prefeito Márcio Lacerda. Por influência do Planalto, Kasssab queria o PSD apoiando o petista Patrus Ananias.

A solução, de cima para baixo, foi a intervenção no partido. Só que o TRE concedeu uma liminar, mantendo o resultado da convenção do PSD que decidiu pelo apoio ao prefeito Márcio Lacerda.

O objetivo de Kassab era desestabilizar o projeto político do senador Aécio Neves. Mas perdeu feio para o ex-governador de Minas.


Nenhum comentário: