16 de fevereiro de 2013

Aécio não abre o jogo

Quando o senador Aécio Neves irá abrir o jogo sobre as eleições de 2014? Ninguém sabe. Provavelmente, nem ele, porque não depende dele. Depende,sim, das articulações políticas, envolvendo os partidos que poderão apoiar o senador mineiro como candidato à presidência da República.

Neste momento, Aécio tem o apoio do seu partido, o PSDB, embora com algumas dificuldades em relação aos tucanos mais ligados a José Serra.

Mas o principal objetivo de Aécio é conquistar o apoio do PSB do governador Pernambucano Eduardo Campos. Não vai ser fácil, porque a presidente Dilma Rousseff tem o mesmo objetivo. Há quem diga mesmo que Eduardo Campos seria o seu vice na sua reeleição. Já o atual vice Michel Temer seria candidato ao governo de São Paulo.

Mas o governador Eduardo Campos já declarou que só tratará da sucessão presidencial em 2014. Até lá continuará apoiado o atual governo. O seu objetivo maior é também entrar na disputa presidencial. Ele tem idade para esperar mais um pouco.

Sem uma definição clara sobre a sucessão presidencial de 2014, a eleição para o governo de Minas ficará também indefinida. No caso dos partidos que apoiam o governador Antônio Anastasia, que seria candidato ao Senado, a sucessão mineira está presa ao projeto político do senador Aécio Neves. E ele não abre o jogo.

Nenhum comentário: