6 de fevereiro de 2013

Lula de prontidão

Como principais aliados, o PT e PMDB vão apoiar a reeleição da presidente Dilma Rousseff nas eleições do ano que vem. Mas a reeleição só estará garantida se o País estiver bem economicamente. A econômia será o termômetro da sucessão presidencial.

Com inflação alta, desemprego e outras coisas mais, a presidente Dilma Rousseff corre risco na reeleição. Aí entra o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva. Ele estará de prontidão para ser o candidato numa eventual queda de popularidade da presidente Dilma.

Mas há uma forte especulação de que o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, seria o vice de Dilma Rousseff e o atual vice Michel Temer pode ser o candidato ao governo de São Paulo com o apoio do PT.

E a oposição? Até agora está em cima do muro. O candidato natural do PSDB é o senador mineiro Aécio Neves. Mas para ser candidato de oposição é preciso fazer oposição. E ele neste momento está dando apenas pequenas cutucadas no governo.

Pode ser que mais no futuro ele mude essa postura e passe a ser efetivamente o candidato de oposição. Há quem diga,no entanto,  que Aécio não quer radicalizar a sucessão presidencial para não prejudicar a sua estratégia de alianças com partidos que no momento apoiam o governo da presidente Dilma Rousseff.

Nenhum comentário: