12 de agosto de 2013

Sucessão presidencial e a de governador sem definição

A sucessão presidencial e a de governador está sem definição, ou melhor, é só rôlo. A presidente Dilma Rousseff, que vai tentar a reeleição, enfrenta dificuldades com o PMDB.  Mais por causa dos atritos entre petistas e peemedebistas.

Apesar de ter recuperado cinco pontos na última pesquisas do Datafolha, alguns setores do PT querem o ex-presidente Lula como candidato. Ele seria o único em condições de ganhar a eleição no primeiro turno.

O problema todo é saber quem seria o vice. O PMDB não abre mão do atual vice Michel Temer. Só que o PT joga com outros nomes.

Do lado dos tucanos,  o candidato natural é o senador Aécio Neves, que tem também problemas com o PSDB de São Paulo. Aécio, nas pesquisas, está em terceiro lugar. Ele perde para Marina da Silva. O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, ainda não decolou.

No plano estadual, a sucessão está idenfinida em relação aos tucanos. Fala-se no nome do ex-prefeito Pimenta da Veiga, que seria o candidato de Aécio. Como postulantes, existem mais dois candidatos: o vice-governador Alberto Pinto Coelho e o presidente da Assembleia Legislativa, Dinis Pinheiro.

Do lado do PT, o candidato natural é o ministro Fernando Pimentel. Por aí se vê que a sucessão continua indefinida.

Nenhum comentário: