28 de novembro de 2013

Prefeituras de pires não mão

As prefeituras brasileiras, em sua maioria, estão de pires na mão. E a principal causa é a concentração de recursos no governo federal. Só uma ampla reforma tributária descentralizadora será capaz de salvar a maioria dos municípios.

Falta até dinheiro para pagar salários de seus servidores. Segundo estudos do departamento de economia da Associação Mineira dos Municípios, quase 30% das prefeituras mineiras não terão recursos para pagar o 13º salário.

Ainda assim, mesmo com as receitas em queda e sem capacidade para investir em políticas públicas próprias, 68,1%  dos municípios pesquisados têm a expectativa de pagar a gratificação natalina em uma única parcelas, 19,1% não devem pagar em duas parcelas e 12,8 pagaram durante todo o ano.

Das cidades que devem pagar em parcela única, 63,5% deverão efetuar o depósito do benefício até o dia 20 de dezembro.

Já 6,3 dos municípios devem dividir o pagamento entre este mês e o de dezembro e outros 11,5% vêm pagando o 13º salário durante todo o ano. Um outro detalhe: 18,7% dos municípios consultados não responderam como irão pagar o benefício.

Por ai se vê que a situação é caótica. Contra esta distorção da federação, onde os recursos se concentram na União, é que Associação Mineira dos Municípios irá promover no próximo dia 13 de dezembro, na Assembleia Legislativa o DIA DO BASTA.

Nenhum comentário: