2 de abril de 2015

Uma derrota que poderia ser evitada

A derrota do PT na disputa pela presidência da Associação Mineira dos Municípios poderia ser evitada. Bastava o governador Fernando Pimentel convencer o prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado,a desistir da disputa para preservar a unidade da aliança PMDB-PT, que o elegeul governador de Minas.

O governador preferiu adotar uma postura de "neutralidade", já que o concorrente vitorioso, prefeito de Pará de Minas, pertence aos quadros do PMDB.

O governador adotou a mesma postura da presidente Dilma Rousseff na eleição para presidente da Câmara dos Deputados. O Planalto insistiu na candidatura do petista Arlindo Chinaglia e o vitorioso foi o peemedebista Eduardo Cunha.

O estrago foi muito grande no relacionamento do PMDB com a presidente Dilma Rousseff. No caso de Minas Gerais, o estrago é bem menor no caso da eleição da AMM. Mas toda disputa deixa sempre uma sequela.

Em relação à eleição da Mesa da Assembleia Legislativa, o governador Fernando Pimentel agiu corretamente, impedindo a disputa entre peemedebistas e petistas. Optou por uma candidatura consensual encabeçada pelo peemedebista Adalclever Lopes. Com isso, o governador conseguiu formar uma ampla maioria no Legislativo  sem qualquer trauma.

Ganhou também a oposição, porque ela participa também da Mesa, graças a um trabalho de muita articulação política do novo presidente da Assembleia, deputado Adalclever Lopes.

A intransigência não deveria fazer parte do vocabulário político. O melhor caminho é o diálogo com responsabilidade,


Nenhum comentário: