10 de dezembro de 2017

A reforma previdenciária em debate

O novo presidente do PSDB, governador Geraldo Alckmin, é favorável à reforma previdenciária e até defende fechar questão para que ela seja aprovada pela Câmara dos Deputados. Mas entende que esse assunto depende também do posicionamento da bancada tucana.

A executiva nacional do PSDB, pela primeira vez sob o comando de Alckmin, vai se reunir na próxima semana para decidir sobre a reforma. A tendência é pela aprovação do projeto, que, no entanto, não é consenso dentro da bancada.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, já anunciou que a reforma vai a debate a partir de quinta-feira e tudo indica que ela poderá ser votada no próximo dia 18 ou 19 deste mês.

O governo vai precisar de 308 votos para aprovar a reforma. O novo coordenador político, Carlos Marun, que toma posse na próxima quinta-feira como secretário de governo, já entrou em ação para conseguir os 308 votos.

O único tucano que deve permanecer no governo é Aloysio Nunes, do Itamaraty. Ele deve permanecer no cargo até abril, quando se afasta para disputar as eleições do ano que vem. A ministra Luslinda Valois, dos Direitos Humanos, está sendo pressionada para deixar o cargo. É uma figura decorativa.

Nenhum comentário: