21 de agosto de 2018

Promessas, acusações e impugnações

No debate pela televisão entre candidatos às eleições majoritárias de presidente da República e de governadores, a observação do eleitor consciente, provavelmente, é uma só: promessas, acusações e denuncias.

É o mesmo discurso a cada eleição. Não houve uma evolução político-partidária. O eleitor sim. Parece está mais atento aos problemas brasileiros. Está sentido na própria carne os efeitos da crise econômica, com desemprego e outras coisas mais.

A impressão dominante hoje é de que pouca coisa vai mudar. É possível até que nada mude.. Isso não é bom para a democracia. O  que está aparecendo de novo hoje  na política já nasce velho.

Dentro desse cenário assustador, a abstenção deve crescer mesmo com o voto obrigatório. Em paises mais evoluidos, o voto é facultativo. Portanto, há necessidade de uma profunda reforma política. Só assim o País terá condições de superar as atuais dificuldades.

LACERDA

O ex-prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, decidiu não disputar o governo de Minas. Ele acusou a velha política de impedir a sua candidatura e pediu a sua desfiliação do PSB. Lacerda acusou a cúpula nacional do seu partido e o PT. A tendência é Lacerda é apoiar o tucano Antônio Anastasia. São amigos fraternos. Não houve nenhuma surpresa na decisão do ex-prefeito, a partir do momento em que a direção nacional do PSB decidiu vetar a sua candidatura. Em política, é muito comum a traição e Lacerda foi traido.

Nenhum comentário: