19 de fevereiro de 2019

Vice é um conspirador permanente

O vice, de um modo geral, sempre foi um conspirador permanente  contra o titular do cargo eletivo: presidente da República, governadores e prefeitos. Derrubando o titular, o vice assume o cargo.

Mas nem todo vice pode ser considerado um conspirador. Marco Maciel, como vice do presidente Fernando Henrique Cardoso, é um deles. Teve uma postura discreta e de muita lealdade com FHC.

Como vice do então presidente Luis Inácio Lula da Silva, José Alencar foi outro que agiu com muita lealdade ao titular do cargo.

Aureliano Chaves teve alguns atritos com o presidente João Figueiredo, mas não a ponto de derrubá-lo da chefia do governo.

Itamar Franco torceu pela queda do presidente Fernando Collor, que acabou caindo através de um impeachment. Itamar assumiu o governo

Michel Temer era o vice da presidente Dilma Rousseff. Rompeu com ela e contribuiu pelo seu afastamento e assumiu o governo.

Agora, fala-se que estaria havendo atritos de relacionamento  entre o presidente Jair Bolsonaro e o seu vice Hamilton Mourão, que é general da reserva.

O que se observa é que Mourão não quer ser um vice decorativo. Quer participar ativadamente das decisões de governo. Mas neste momento, não dá sinais de que estaria conspirando contra o presidente Jair Bolsonaro. .

Nos estados e municípios há casos de afastamento de governadores e prefeitos provocado pelos seus respectivos vices..

Em política, tudo é possível quando está em jogo o Poder.

Nenhum comentário: