3 de março de 2020

Estão engessando Bolsonaro

A fragilidade do governo do presidente Jair Bolsonaro fortalece o Congresso Nacional. É o que está ocorrendo neste momento. Até parece que estamos num regime parlamentarista. Nada é aprovado no Legislativo que possa contrariar interesses dos parlamentares.

E o chefe de resistência ao governo é o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. É ele quem comanda o Centrão. Escorrega demais quando está em dificuldades. Nos bastidores, é o maior opositor do governo.

No governo de Michel Temer, Rodrigo Maia inviabilizou a reforma da Previdência Social, embora, publicamente, dava declarações favoráveis ao projeto.

Já no governo de Jair Bolsonaro, Rodrigo Maia, como presidente do Legislativo, tem poderes para colocar ou não projetos de interesse do Executivo. Com isso, ele vai engessando o governo, ou melhor, inviabilizando o Executivo, mais pela fragilidade do presidente Jair Bolsonaro.

A crise entre o Executivo e o Legislativo não tem data para terminar, colocando em risco a própria democracia.

ORÇAMENTO IMPOSITIVO

Não será surpresa se o Congresso Nacional deixar para depois das manifestações do próximo dia 15 a apreciação do veto presidencial ao orçamento impositivo. Mas há um acordo para que o veto seja mantido. A oposição quer a sua derrubada.

THILDEN

O ex-petista Thiden Santiago, que foi senador e embaixador do Brasil em Cuba no governo Lula, está deixando agora o PSB para ingressar no PSOL. Afiliação será no próximo dia 15 no bairro São Joaquim. Ele rompeu com o prefeito de Contagem.

Nenhum comentário: