13 de novembro de 2021

Partidos estão patinando

 A filiação do presidente Jair Bolsonaro ao PL, que foi adiada,  fortalece o partido e deve aumentar a sua representação nas Assembleias Legislativas e no Congresso Nacional nas próximas eleições. Ninguém tem dúvida disso. Mas o PL deve também perder agora alguns de seus representantes porque não concordam com a filiação de Bolsonaro. Faz parte do jogo democrático.

Mas uma coisa é certa: Bolsonaro optou pelo PL porque terá o controle do partido para fazer  composições políticas com outras legendas.

O PP, por exemplo, deverá ficar com Bolsonaro. Já se fala, inclusive numa composição para a reeleição de Arthur Lira à presidência da Câmara dos Deputados. O partido ainda indicaria o vice na chapa de Bolsonaro na eleição presidencial.

Já os partidos de esquerda ainda estão em conversações. Sabe-se apenas que o PT joga na eleição do ex-presidente Lula. E como fica Ciro Gomes? Ninguém sabe qual seria o seu posicionamento.

O candidato de terceira via ainda não existe por causa da polarização entre Bolsonaro e Lula. O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, tenta emplacar o senador Rodrigo Pacheco, que ainda não assumiu a condição de candidato.

Já os partidos como o MDB, PSDB, DEM, entre outros, estão patinando por falta de uma liderança forte.Por aí se vê que a sucessão presidencial, em termos de candidatos, ainda está muito longe para se chegar a uma definição clara.

Nenhum comentário: