27 de janeiro de 2023

Assembleia Legislativa equilibrada

 Os dois principais cargos da Assembleia Legislativa de MG já estão definidos: A presidência será ocupada pelo deputado Tadeu Martins Leite (Tadeuzinho), do MDB, e a primeira secretaria ficará com Antônio Carlos Arantes, do PL. São dois parlamentares experientes, moderados e de bom convívio com os demais  integrantes do Legislativo. 

Os demais cargos da Mesa ainda estão em negociação e até quarta-feira, data da eleição, estarão definidos. Será, portanto, uma Mesa eclética e consensual.

O que se indaga é se o governador Romeu Zema terá dificuldades no seu relacionamento com a Assembleia Legislativa, tendo em vista que o futuro presidente não é do seu partido e sempre adotou uma postura de independência em relação ao governo.

Não acreditamos em dificuldades, havendo dialogo entre os dois Poderes, em defesa dos interesses públicos.

No seu primeiro mandato, Romeu Zema teve problemas no Legislativo, mais por falta de um articulador político. 

Não conseguiu viabilizar agora um candidato à presidência, também por falta de um bom articulador político. Ainda bem que o novo presidente da Casa seja um parlamentar experiente, moderado e que saberá se relacionar bem com o Executivo, sempre em defesa dos interesses do Estado.  

Na Câmara dos Deputados, Arthur Lira deverá ser reeleito, o mesmo poderá ocorrer com Rodrigo Pacheco no Senado. O senador mineiro terá como concorrente o senador  Rogério Marinho, da oposição. Ele teve o apoio do então presidente Jair Bolsonaro para a presidência do Senado. Agora, ele é apoiado pelo presidente Luiz Inácio da Silva para continuar presidindo o Senado.


Nenhum comentário: