9 de janeiro de 2023

O termômetro será o novo Congresso

 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está formando um governo de coalizão para ter uma sólida maioria no Congresso Nacional. Na Câmara dos Deputados ele vai precisar no mínimo de 308 dos 513 deputados para aprovar qualquer reforma constitucional. Ele ainda não tem esse número.

Mas com sua habilidade, Lula espera novas adesões a seu governo, sabendo que vai enfrentar um novo Congresso Nacional mais conservador, ou seja, mais opositor.

O termômetro, portanto, será o novo Congresso Nacional que será instalado a partir do dia primeiro. A partir dessa data será possível medir o tamanho do governo no Legislativo.

Mas tudo vai depender do desempenho do governo, principalmente  na área econômica. O mais difícil é pacificar o País diante da crescente polarização. É preciso encontrar um bombeiro para apagar esse incêndio de relacionamento entre o atual governo e o que saiu.

Só pacificado é que o Pais poderá caminhar. Só que a invasão de manifestantes ao Congresso Nacional, ao STF e ao Palácio do Planalto aumentou a temperatura. O governador do Distrito Federal foi afastado por 90 dias, por decisão do ministro Alexandre Moraes. A crise, portanto, está formada.

Nenhum comentário: