24 de janeiro de 2023

Lula terá maioria no Congresso Nacional?

 No início de qualquer governo é fácil formar uma forte maioria nas casas legislativas. Nenhum parlamentar vai querer ficar contra. A adesão é pragmática. Foi sempre assim.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda não tem uma sólida maioria na Câmara dos Deputados e no Senado. .A aprovação da PEC Fura Teto nas duas casas legislativas não significa que o governo já conquistou uma ampla maioria.

A maioria dos representantes da oposição aprovou também a PEC porque ela liberava recursos para pagamento de auxilio aos trabalhadores.

O termômetro agora será o novo Congresso Nacional, a partir de primeiro de fevereiro. A oposição se fortaleceu e o governo terá que ceder mais e articular melhor.

O presidente Lula, provavelmente, vai enfrentar algumas dificuldades, a começar pelo ajuste fiscal, reforma tributária, mudanças na legislação trabalhista e muita coisa mais.

Como bom articular político, o presidente Lula sabe até onde pode chegar.  A oposição, por sua vez, precisar articular melhor para ocupar o seu espaço. O seu líder maior, o ex-presidente Jair Bolsonaro, é considerado um foragido e corre o risco de ficar inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral.

A atual situação de Bolsonaro favorece o presidente Lula. Mas é bom esclarecer que a governabilidade do Pais vai depender do desempenho do atual governo. O quadro político ainda é muito nebuloso.

Nenhum comentário: