É natural que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteja na frente nas pesquisas como candidato ``a reeleição. Afinal, é o único candidato dos partidos de esquerda, ao contrário da Direita que tem vários pretendentes: Flávio, Tarcisio, Caiado, Zema e Ratinho. Lula, portanto, será o mais votado no primeiro turno.
Mas se a eleição for decidida no segundo turno - é quase certo - os candidatos da Direita vão se unir e o mais votado receberá o apoio dos demais. Provavelmente, nenhum deles dará apoio ao presidente Lula.
Outro detalhe: os maiores colégios eleitorais do Pais - São Paulo, Minas Gerais , Rio de Janeiro, entre outros - são governados pela oposição.
Lula é majoritário no Nordeste. É realmente forte. Mas não terá a mesma votação da eleição anterior. No Ceará, por exemplo, Ciro Gomes, que faz dura oposição ao atual governo, está bem situado nas pesquisas como candidato a governador. O presidente tem algumas dificuldades também na Bahia.
No caso de Minas Gerais, Lula está sem palanque eleitoral, a não ser que convença o senador Rodrigo Pacheco a disputar o governo do Estado. Ainda não está acertada uma candidatura em São Paulo. Vai depender muito das articulações partidárias. Por aí se vê que a sucessão presidencial ainda está indefinida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário