16 de maio de 2007

A briga entre Serra e Aécio

A troca de amabilidades entre os governadores José Serra, de São Paulo, e Aécio Neves, de Minas, é apenas para disfarçar uma briga de foice que os dois travam nos bastidores na disputa pela presidência da República em 2010. Por mais hábeis que sejam, não dá para esconder mais essa briga que caminha para um confronto direto. Neste momento, quem se movimenta mais é o governador Aécio Neves. Não pára. Quando não viaja para o exterior levando alguns governadores, ele está no Rio de Janeiro, Brasília ou São Paulo fazendo contatos políticos. A administração fica por conta do vice-governador Antônio Anastasia. Aécio ja conversou com o presidente nacional do PMDB, Michel Temer, dando a entender que esse partido pode ser a sua opção para concorrer à presidência da República se sentir que não terá a legenda do PSDB
para entrar na disputa. Mas é um risco que ele corre num partido cheio de caciques. Itamar Franco é o melhor exemplo. Tinha voto para ser senador, mas não teve a legenda do PMDB para entrar na disputa.
O governador José Serra também se movimenta para ter o controle absoluto do PSDB. Leva uma certa vantagem pelo poderio econômico de São Paulo. Não é à toa que Aécio tem se reunido com empresários daquele Estado. A declaração do presidente Lula, por sua vez, de que não tentará mais um mandato e que poderá apoiar um candidato da base do governo é mais um ingrediente nesse nebuloso processo sucessório presidencial. Quem se fortalece mais com a declaração de Lula é o PMDB, por ser o maior partido da base do governo no Congresso Nacional. Mas neste momento, é difícil fazer qualquer previsão sobre a sucessão presidencial de 2010.


Imagem retirada do Site: http://cidadesdobrasil.com.br/cgi-cn/news.cgi?cl=099105100097100101098114&arecod=25&newcod=828

Nenhum comentário: