13 de maio de 2008

Um PT rachado decide sobre aliança com PSDB

O diretório estadual do PT vai se reunir quinta-feira para decidir sobre a aliança com o PSDB para as eleições em Belo Horizonte. O partido está rachado.

Alguns jornais chegaram a anunciar que o veto da direção nacional do PT à aliança Aécio-Pimentel teria partido de setores políticos originários de São Paulo. O objetivo era enfraquecer o projeto do governador Aécio Neves de chegar a presidência da República em 2010.

Mas não é bem isso. O veto, ninguém tem dúvida disso, partiu dos ministros Patrus Ananias e Luiz Dulci, que são contrários a essa aliança. Primeiro porque Patrus é um postulante ao governo de Minas. Portanto, um concorrente do prefeito Fernando Pimentel, que trabalha para ser o sucessor de Aécio Neves. Luiz Dulci porque aspirava a prefeitura de Belo Horizonte, embora tenha declarado que não era candidato. Só não entrou na disputa porque sabia que não teria o apoio do prefeito Fernando Pimentel.

Portanto, é lorota dizer que o veto à aliança PT-PSDB partiu de São Paulo. O veto foi uma inspiração dos ministros Patrus Ananias e Luiz Dulci. Os dois trabalharam intensamente junto à direção nacional do PT para inviabilizar a alilança Aécio-Pimentel.A cúpula nacional do PT, por sua vez, estaria neste momento reexaminado o veto, provavelmente, a pedido do presidente Lula. E é o que esperam o prefeito Feranndo Pimentel e o governador Aécio Neves.

Nenhum comentário: