28 de maio de 2008

Lula interfere pela aliança PSDB-PT?

Está nas mãos do diretório nacional do PT, que se reune na sexta-feira, a decisão de manter ou não o veto à aliança do partido com o PSDB para as eleições em Belo Horizonte.

A indagação que se faz é se o presidente Lula vai interferir junto à direção nacional do PT a favor dessa aliança. Lula, anteriormente, já havia declarado que não via qualquer problema nessa aliança.

Mas a cúpula nacional do PT entende diferente. As suas principais lideranças acreditam que essa aliança tem implicações na sucessão estadual e presidencial em 2010.

Lula pode até interferir se entender que essa aliança não criará obstáculos para o seu retorno à presidência da República em 2014. Mas em política não se pode fazer uma projeção a longo prazo. A política é muito dinâmica.

Se o diretório nacional do PT manter o veto, o governador Aécio Neves e o prefeito Fernando Pimentel ficam mais enfraquecidos para as eleições em 2010. Ja os ministros Patrus Ananias e Luiz Dulci ficam mais aliviados. A expectativa agora gira em torno da decisão do diretório nacional do PT se mantem ou não o veto e se Lula, efetivamente, vai interferir pela aliança PT-PSDB.

Nenhum comentário: