30 de maio de 2008

Diretório manteve o veto à aliança

O diretório nacional do PT manteve o veto à aliança do partido com o PSDB para as eleições em Belo Horizonte, confirmando assim a decisão da executiva nacional, mas contrariando os diretórios municipal e estadual que haviam aprovado essa coligação.

Durante a presença do presidente Lula em Contagem, montaram um cenário de que ele, Lula, iria interferir a favor dessa aliança. O presidente Lula não faria isso, porque correria o risco de perder dois dos seus ministros, Patrus Ananias e Luiz Dulci, que são contrários a essa aliança.

A solução encontrada, através de um entendimento entre as partes em conflito, foi manter o veto, sem criar qualquer embaraço para o PSDB apoiar informalmente a chapa encabeçada pelo ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, Márcio Lacerda, do PSB, tendo como vice o deputado estadual Roberto Carvalho, do PT, à prefeitura de Belo Horizonte.

Não houve nenhuma supresa na decisão do diretório nacional. Já haviamos feito esta previsão neste blog de que a coligação formal seria PT-PSB, com o PSDB apoiando informalmente a chapa defendida pelo governador Aécio Neves e pelo prefeito Fernando Pimentel.

Nenhum comentário: